Nossas inspirações

Um reconhecimento público a todos que colaboraram para a criação do Ciência na Caixa

ALMEIDA, V. V.; CANESIN, E. A.; SUZUKI, R. M.; PALIOTO, G. F. Análise Qualitativa de Proteínas em Alimentos Por Meio de Reação de Complexação do Íon Cúprico. Química Nova na Escola, v. 35, n. 1, p. 34-40, 2013.

ANDRADE, L. A. P. Superfícies mínimas e bolhas de sabão no ensino médio. 178 f. Dissertação (Mestrado Profissional em Matemática) – Departamento de Matemática, Universidade Federal do Ceará, Fortaleza, 2016.

AQUINO NETO, S.; MAGRI, T. C.; SILVA, G. M.; ANDRADE, A. R. Tratamento de resíduos de corante por eletrofloculação: um experimento para cursos de graduação em química. Quím. Nova,  São Paulo,  v. 34, n. 8, p. 1468-1471, 2011 .

ARRIGO, V.; ALEXANDRE, M. C. L.; ASSAI, N. D. de S. O ensino de química e a educação ambiental: uma proposta para trabalhar conteúdos de pilhas e baterias. Experiências em Ensino de Ciências, v.13, n. 5, 2018.

BARRETO, B. S. J.; BATISTA, C. H.; CRUZ, M. C. P. Células Eletroquímicas, cotidiano e concepções dos educandos. Química Nova na Escola. v. 39, n. 1, 2016.

BRAATHEN, P. C. Combustão de uma vela para medir teor de oxigênio no ar. Química Nova na Escola, n. 12, 2000.

CABASSA, M.; HAAS, B. L. Sizzle and Fizzle of Bath Bombs: An Inexpensive and Accessible Kinetics Experiment. Journal of Chemical Education. 97 (6), 1629-1632, 2020.

CAMPOS, R. C.; SILVA, R. C. Funções da Química Inorgânica. Química Nova na Escola, n° 9, 1999.

CAVALCANTE, K. S. B.; SOUSA, F. R. S.; MONTEIRO, J. P. D.; SOUZA, J. P. P.; NASCIMENTO, A. W. V.; AGUIAR, A. S. S.; FONSECA, A. S. Investigação Criminal e Química Forense. Química Nova na Escola, v. 42, n. 2, p. 129-135, 2020.

CHASSOT, A. I. Alquimiando a Química. Química Nova na Escola, n.1, p.20-22, maio, 1995.

COELHO R.M.; CHAVES A.O. Lâmpada de lava como experimento didático de simulação de plumas mantélicas. Terræ Didatica, 12(2):123-126, 2017.

CÔGO, S. M. B.; TERRA, V. R.; RAINHA, K. P. Contribuições do CTS/CTSA para o Ensino de Ciências: O sabão como temática sociocientífica. Blucher Proceedings – X Encontro Científico de Física Aplicada, v. 6, n. 1, 2019.

COSTA, A. A. F.; SOUZA, J. R. T. Obstáculos no processo de ensino e de aprendizagem de cálculo estequiométrico. Amazônia: Revista de Educação em Ciências e Matemáticas, ISSN-e 2317-5125, ISSN 1980-5128, Vol. 10, Nº. 19, págs. 106-116, 2013.

CRUZ, A. A. C.; RIBEIRO V. G. P.; LONGHINOTTI, E.; MAZZETTO, S. E. A Ciência Forense no Ensino de Química. Química Nova na Escola, v. 38, n. 2, p. 167-172, 2016.

DIAS, A. R.; RAMOS, J. J. Química e Sociedade. Lisboa: Escolar Editora e Sociedade Portuguesa de Química, 1992.

FARADAY, M. A história química de uma vela. As forças da matéria. Intr. James Clerk Maxwell. Trad. Vera Ribeiro. Rio de Janeiro: Contraponto, 2003.

FARIA, D. L. A.; BERNARDINO, N.; SETUBAL, S. R. M.; NOVAIS, V.; CONSTANTITO, V. R. L. Limpando Moedas de Cobre: Um Laboratório Químico na Cozinha de Casa. Química Nova na Escola, 38(1), 20-24, 2016.

FARIAS, L. A. Jardins químicos, Stéphane Leduc e a origem da vida. Química Nova na Escola, v. 35(3), p. 152-157, 2013.

FARIAS, R. F. Densidade, dilatação térmica e transformações de energia. Química Nova na Escola, n. 19, 2004.

FERREIRA, L.H.; HARTWIG, D.H.; ROCHA-FILHO, R.C. Algumas experiências simples envolvendo o princípio de Le Chatelier. Química Nova na Escola, n. 05, 1997.

FERREIRA, M. Ligações químicas: Uma abordagem centrada no cotidiano. Porto Alegre, 1998.

FIGUEIRA, A. C. M.; OLIVEIRA, A. M.; SALLA, L. F.; ROCHA, J. B. T. Concepções alternativas de estudantes do Ensino médio: ácidos e bases. VII Enpec – Encontro Nacional de Pesquisa em Educação em Ciências, 2009.

FONSECA, S. F.; GONÇALVES, C. C. S. Extração e separação de pigmentos do espinafre. Química Nova na Escola, n. 20, 2004.

GALIAZZI, M. C.; GONÇALVES, F. P.; SEYFFERT, B. H.; HENNIG, E. L.; HERNANDES, J. C. Uma sugestão de atividade experimental: a velha vela em questão. Química Nova na Escola, São Paulo, n. 21, p. 25 – 29, 2005.

Galvanização eletrolítica (cobreação). GEPEQ Grupo de pesquisa em ensino de química. USP São Paulo. Disponível em: https://www.youtube.com/watch?v=jdM78LVN1i8. Acesso em 21 de Agosto de 2020.

GEPEQ – Grupo de Pesquisa em Educação Química. Laboratório aberto, Instituto de Química – USP, B7-superior, São Paulo – SP. Equilíbrio Ácido Base. Química Nova na Escola, n. 1, 1995.

GEPEQ – Grupo de Pesquisa em Educação Química. Laboratório aberto, Instituto de Química – USP, B7-superior, São Paulo – SP.Experimentos sobre Solos. Química Nova na Escola, n. 8, 1998.

GEPEQ Grupo de pesquisa em ensino de química. Carvão Vegetal. USP São Paulo. Disponível em: https://gepeqiqusp.wixsite.com/gepeq/vdeos-/VideoListItem2_hoir1ofk31_2/Carvão-Vegetal. Acesso em 19/10/2019.

GOI, M. E. J.; SANTOS, F. M. T. Reações de combustão e impacto ambiental por meio de resolução de problemas e atividades experimentais. Química Nova na Escola, v. 31, n. 3, p. 203-209, 2009.

GORRI, A. P.; SANTIN FILHO, O. Representação de Temas Científicos em Pintura do Século XVIII: Um Estudo Interdisciplinar entre Química, História e Arte. Química Nova na Escola. V. 31, n. 3, p. 184-189, 2009.

GRACETTO A. C.; HIOKA, N. ; FILHO, O. S. Combustão, chamas e teste de chama para cátions. Química Nova na Escola, n. 23, 2006.

GRASSI M, T. As águas do planeta Terra. Cadernos Temáticos de Química Nova na Escola. Edição especial, 2001.

HIOKA N.; FILHO, O. S.; MENEZES, A. J.; YONEHARA, K. B.; PEREIRA, R. V. Pilhas de Cu/Mg construídas com materiais de fácil obtenção. Química Nova na Escola, n. 11, 2000.

HIOKA, N.; MAIONCHI, F.; RUBIO, D. A. R.; GOTO, P. A.; FERREIRA, O. P. Experimento sobre pilhas e a composição dos solos. Química Nova na Escola, n. 08, 1998.

JUNIOR, M. J.; VARANDA, L. C. “O mundo dos colóides”, Química Nova na Escola, n. 9, pp. 9-13, 1999.

KLEIN, S. G.; BRAIBANTE, M. E. F. Reações de oxi-redução e suas diferentes abordagens. Química Nova na Escola. – São Paulo-SP. Vol. 39, N° 1, p. 35-45, 2017.

KRANTZ, P. D. Inquiry, Slime, and the National Standards, Science Activities, 41:3, 22-25, DOI: 10.3200/SATS.41.3.22-25, 2004.

LIMA, M. E. C. C.; DAVID, M. A.; MAGALHÃES, W. F. Ensinar Ciências por Investigação: Um Desafio para os Formadores. Química nova na escola, (29), 24-29, 2008.

LIMA, S.L.T.; JESUS, M.B.; SOUSA. R.R.R.; OKAMOTO, A.K.; LIMA. R.; FRACETO, L.F. Estudo da atividade proteolítica de enzimas presentes em frutos. Química Nova da Escola, n.28, p. 47-49, 2007.

LOPES, A. R. C. Reações Químicas. Química Nova na Escola, n° 2, 1995.

MAGALHÃES, M.F.; SANTOS, W.M.S.; DIAS, P.M.C.  Uma proposta  para  ensinar os Conceitos de Campo Elétrico e Magnético: uma Aplicação da História da Física. Revista Brasileira de Ensino de Física, vol.24, n.4, p.489-496,2002.

MARCONATO, J. C.; FRANCHETTI, S. M. M. Polímeros superabsorventes. Química Nova na Escola, n. 15, 2002.

MARCONDES, M.E.R. Proposições metodológicas para o ensino de química: oficinas temáticas para a aprendizagem da ciência e o desenvolvimento da cidadania. Revista em extensão, v. 7, 2008.

MARTINS, R. A. Arquimedes e a coroa do rei: problemas históricos. Cadernos Catarinenses de Ensino de Física 17 (2): 115-121, 2000.

MASSI, L.; LEONARDO JÚNIOR, C. S. Produção de Sabão no Assentamento Rural Monte Alegre: Aspectos Didáticos, Sociais e Ambientais. Química Nova na Escola, v. 41, N° 2, p. 124-132, 2019.

MIMURA, A. M. S.; SALES, J. R. C.; PINHEIRO, P. C. Atividades experimentais simples envolvendo adsorção sobre carvão. Química Nova na Escola, 32(1), 53-57, 2010.

NAGASHIMA, L.A. (org); PIRES, M. M. Y. (org); ZANATTA, C. (org). Coletânea de atividades experimentais 1.ed. UNESPAR/Campus FAFIPA, do Programa PIBID. Editora Gráfica Paranavaí, 2013.

NERY, A. L. P.; LIEGEL, R. M.; FERNANDEZ, C. Reações envolvendo íons em solução aquosa. Química Nova na Escola, n. 23, 2006.

OLIVEIRA, R. O.; MARIA, L. C. S.; MERÇON, F.; AGUIAR, M. R. M. P. O reagente de Benedict na análise de açúcares. Química Nova na Escola, n. 23, 2006.

PALÁCIO, S. M.; NOGUEIRA, D. A. Toxicidade de Metais em Soluções Aquosas: Um Bioensaio para Sala de Aula. Química Nova na Escola, v. 35, p. 5, 2013. Disponível em:  http://qnesc.sbq.org.br/online/qnesc35_2/03-QS-61-11.pdf. Acesso em 21 de maio de 2020.

PARUSSOLO, A. P.; LOMBARDE, W.; BARON, A. M. Galinho do Tempo: Um jogo didático para auxiliar o ensino e aprendizagem do conteúdo equilíbrio químico no ensino médio. Experiências em Ensino de Ciências, v. 10, n. 1, p. 141-146, 2015.

PAZINATO, M. S.; BRAIBANTE, M. E. F. Oficina Temática Composição Química dos Alimentos. Química Nova na Escola, v.0, n.0, 2014.

PRSYBYCIEM, M. M. A experimentação investigativa em um enfoque CTS no ensino das funções químicas inorgânicas ácidos e óxidos na temática ambiental. 2015. 212 f. Dissertação (Mestrado em Ensino de Ciência e Tecnologia) – Universidade Tecnológica Federal do Paraná, Ponta Grossa, 2015.

QUADROS, A. L. A água como tema gerador do conhecimento químico. Química Nova na Escola, n. 20, p. 26-31, 2004.

REBOLLO, C.; HERNÁNDEZ, V.; CARRIERI, R.; VIERA, M.; SALHÁ, B.; SANSONE, S.; ROSTANI, S.  Vitamina C : una estrategia didáctica polifuncional. Disponível em: https://ddd.uab.cat/record/1683, 2005.

ROCHA, P. A. O ensino de química na perspectiva CTSA: analisando a qualidade da água de uma lagoa próxima da escola. Monografia de Especialização. Universidade Federal de Minas Gerais. 2014.

SANTOS, J. S.; DOMINGUES, L. P.; FIORI, S.; MELLO, E. V. S. L.; PERLES, J. V. C. M. Reações Químicas: Pasta de Dente de Elefante com um olhar para o Ensino Fundamental I e II. Disponível em: http://www.eaex.uem.br/eaex2019/anais/artigos/76.pdf. Acesso em 21 de maio de 2020.

SANTOS, T. N. P.; BATISTA, C. H.; OLIVEIRA, A. P. C.; CRUZ, M. C. P. Aprendizagem ativo-colaborativo-interativa: inter-relações e experimentação investigativa no ensino de eletroquímica. Química Nova na Escola, v. 40, n. 4, p. 258-266, 2018.

SANTOS, W.L.P. Contextualização no ensino de ciências por meio de temas CTS em uma perspectiva crítica. Ciência & Ensino, 1, número especial, p. 1-12, 2007.

SARTORI, E. R.; SANTOS, V. B.; TRENCH, A. B.; FATIBELLO-FILHO, O. Construção de uma célula eletrolítica para o ensino de eletrólise a partir de materiais de baixo custo. Química Nova na Escola, 35, 107, 2013.

SILVA, A. S. Cana-de-açúcar como tema gerador no ensino de química. 2015. 118 fl. (Trabalho de Conclusão de Curso – Monografia), Curso de Licenciatura em Química, Centro de Educação e Saúde, Universidade Federal de Campina Grande, Cuité – Paraíba – Brasil, 2015.

SILVA, M. A. E.; PITOMBO, L. R. M. (in memoriam). Como os alunos entendem queima e combustão. Química Nova na Escola, n. 23, 2006.

SILVA, M. A. E.; PITOMBO, L. R. M. Como os alunos entendem queima e combustão. Química Nova na Escola, n. 23, 2006.

SILVA, M. A. M. S.; FALCÃO, A. S.; SILVA, M. S.; REGIANI, A. M. A Tecelagem Huni Kuin e o Ensino de Química. Química Nova na Escola, v.38, n. 03, 2016.

SOUZA, F. L. de; AKAHOSHI, L. H.; MARCONDES, M. E. R.; CARMO, M. P. do. Atividades experimentais investigativas no ensino de química. [S.l: s.n.], 2013.

SUART, R. DE C.; MARCONDES, M. E. R. A MANIFESTAÇÃO DE HABILIDADES COGNITIVAS EM ATIVIDADES EXPERIMENTAIS INVESTIGATIVAS NO ENSINO MÉDIO DE QUÍMICA. Ciências & Cognição, v. 14, n. 1, p. pp.50-74, 29, 2009.

Tratamento de água. GEPEQ Grupo de pesquisa em ensino de química. USP São Paulo. Disponível em: https://www.youtube.com/watch?v=ba6skAs0f4w.

WAN, E.; GALEMBECK, E.; GALEMBECK, F. Polímeros sintéticos. Cadernos Temáticos de Química Nova na Escola, edição especial, 2001.

WOLKE, R. L. O que Einstein disse ao seu cozinheiro. Rio de Janeiro: Zahar, 2003.