Bem vindo ao nosso site

O método ”CIÊNCIA NA CAIXA" atua de forma prática.

Para capacitar os alunos com as habilidades do século 21, inserindo atitudes e valores necessários para promover mudança de hábitos.

A Empresa

Ciência na Caixa é uma empresa engajada na elaboração de Soluções Educacionais para o ensino de ciências com ênfase experimental ativa, filosófica e crítica.

Editora Ciência na Caixa – Materiais Didáticos para todas as etapas da Educação Básica. Clique Aqui

Planos por Assinatura Ciência Na Caixa – um universo de experiências na porta de sua casa todo mês. Clique Aqui

Loja On-line Ciência na Caixa – recursos diversos para que todos possam realizar atividades superlegais. Clique Aqui

Todas as crianças têm o direito de fazer experiências e aprender com elas.

Os Objetivos

Colaborar através da educação científica no cumprimento das metas da agenda 2030, preparando os alunos do século XXI para cuidar do meio ambiente e de suas comunidades.

– Estimular a conscientização sobre as questões ambientais e sociais e a participação individual e coletiva na preservação do meio ambiente de acordo com a Política Nacional de Educação Ambiental (PNEA).

– Ênfase nos ODS – Objetivos de Desenvolvimento Sustentável e nas questões educacionais ESG – Environmental, Social And Governance.

As atividades visam promover o letramento e alfabetização científica, desde os primeiros anos da Educação Básica.

Facilita a vida de estudantes, familiares e professores tornando a experimentação em ciências acessível e segura.

O aprendizado vai além da escola. As famílias participam mais ativamente da vida escolar dos seus filhos.

O Método

O método “Ciência na Caixa” foi desenvolvido pela Profa. Dra. Prislaine Pupolin Magalhães. Inspirado em sua carreira acadêmica, é uma método destinado a iniciar a alfabetização e o letramento científico desde os primeiros anos da Educação Básica.

Nossos livros podem ser acompanhados de caixas que contém quase todo o material necessário para a realização das experiências. As atividades práticas podem ser realizadas individualmente, demontradas pelo professor ou em grupos colaborativos.

Fundamentadas no Modelo Socrático e Ensino de Ciências por Investigação, os materiais trazem o modo de fazer, explicações sobre os fenômenos e muito mais. Além disso, o professor terá acesso aos vídeos procedimentais e cursos formativos.


Formação de Professores

É preciso provocar reflexões sobre prática pedagógica, buscando inovações sustentáveis, ativas e inclusivas. Nossa equipe é composta por Mestres e Doutores em Ensino de Ciências.

Kits de Ciências e Projetos Autorais

Editoras, parceiros da iniciativa pública, empresas e organizações da sociedade civil.

Acreditamos que devemos iniciar a educação científica desde os anos iniciais da educação básica, pois através dela poderemos mudar hábitos e colocar em prática iniciativas que envolvam sustentabilidade.

Saiba como o método “Ciência na Caixa” surgiu!

O projeto foi idealizado pela Profa. Dra. Prislaine P. Magalhães, que acredita que somente através de uma educação científica séria e fundamentada na literatura, a humanidade poderá evoluir de maneira sustentável.

Seu grande histórico acadêmico e profissional lhe deu segurança para dar continuidade ao seu antigo sonho de levar conhecimento através de experiências superlegais para alunos de todas as etapas da Educação Básica.

No seu método “Ciência na Caixa”, enfatiza a importância das contextualizações e problematizações que envolvam questões sustentáveis, pautada nos ODS e nos princípios ESG.

É preciso preparar as crianças para se tornarem cidadãos conscientes e responsáveis, formando líderes capazes de promover mudanças significativas em suas comunidades.

Você sabia que pode ter um laboratório de ciências em sua casa?

Desafios e possibilidades para o ensino de ciências

Todos devem ter a oportunidade de apreciar os lindos fenômenos da natureza e aprender com eles!

Os roteiros das atividades experimentais elaborados por nossa equipe mostram que mais importante do que chegar em um resultado final, esperado e preestabelecido, é a compreensão do caminho percorrido, através dos pilares do conhecimento que o aluno já possui, de planejamentos criativos e levantamento de hipóteses.

Ao descobrirem ciência fazendo ciência, poderão perceber que é possível se divertir nos processos de aprendizagem e construir seus próprios conhecimentos.

É preciso oferecer uma formação autônoma e crítica para juntos cuidarmos do futuro.

A Ciência na caixa é associada a Câmara Brasileira do livro.

A parceria entre a Câmara Brasileira do Livro (CBL) e Ciência na Caixa promove uma abordagem interdisciplinar, unindo literatura e ciência. A combinação de atividades educativas da Ciência na Caixa, que costuma envolver experimentos práticos e lúdicos, com a expertise da CBL na promoção da leitura, cria iniciativas inovadoras para estimular o interesse de crianças e jovens tanto pela literatura quanto pela ciência.

Os conteúdos estão alinhados com a Base Nacional Comum Curricular - BNCC.

As atividades experimentais em ciências estão alicerçadas nas leis do Programa Nacional de Ensino (PNE atual) que visa oferecer educação em tempo integral em, no mínimo, 50% (cinquenta por cento) das escolas.

Equipe

Conheça a nossa equipe de profissionais!

Ver todos
Depoimento de Profª. Dra. Prislaine Pupolin Magalhães
Profª. Dra. Prislaine Pupolin Magalhães
Química, Pedagoga e Filósofa

Licenciada e Bacharel em Química pela Faculdade de Filosofia Ciências e Letras da universidade de São Paulo FFCLRP-USP. Filósofa e Pedagoga pela Universidade Metropolitana de Santos UNIMES. Mestre em Ensino de Ciências pela Universidade Estadual Paulista UNESP. Doutora em Ciências pela FFCLRP-USP e pós-doutora em Ciências Básicas também pela USP. Atua por mais de quinze anos como professora de Química para o ensino médio e superior, em várias áreas da química teórica com ênfase nas ciências experimentais. Realiza pesquisas em Ensino de Ciências, sob a perspectiva do Ensino por Investigação e o Aprendizado Baseado em Problemas e Projetos. Sócia Fundadora da Empresa Ciência na Caixa, onde atualmente realiza seus projetos e suas pesquisas.

Depoimento de Dr. Ricardo Ravanini
Dr. Ricardo Ravanini
Consultor

Médico formado pela Faculdade de Medicina de Ribeirão Preto – Universidade de São Paulo (USP), é especialista em pediatria pela Sociedade Brasileira de Pediatria. É entusiasta em atividades experimentais em ciências. Pai de dois filhos adolescentes, sabe bem a importância de propor atividades em família, e encontrou nas atividades cientificas uma maneira de se aproximar dos jovens e tirá-los um pouco dos jogos de computador e redes sociais, que ultimamente tem causado sérios prejuízos ao desenvolvimento emocional e cognitivo. Como médico, sabe muito bem da importância de se desenvolver habilidades científicas nas crianças e jovens, estimulando-os, para que eles possam resolver os problemas do futuro.

Depoimento de Prof. Reinaldo do Valle
Prof. Reinaldo do Valle
Professor de Biologia

Professor de Biologia, Ciências e Robótica das redes públicas e privadas de ensino, Reinaldo do Valle é licenciado em Ciências Biológicas pela Universidade Estadual Paulista “Júlio de Mesquita Filho” (UNESP) e Tecnologia pela Fatec de Sorocaba. Além disso, é técnico de laboratório do Instituto de Criminologia de Bauru.

Depoimento de Profa. Dra. Silvia Regina Zuliani
Profa. Dra. Silvia Regina Zuliani
Professora de Química

Professora assistente no Departamento de Educação da Universidade Estadual Paulista “Júlio de Mesquita Filho” no campus de Bauru, Silvia Zuliani é Doutora em Educação pela UFSCAR e Mestre em Educação pela UNESP. Formada em Química, tem experiência em pesquisa em ensino, formação de professores, história e filosofia da ciência, e autocontrole da aprendizagem.

Depoimento de Profa.Dra. Simone de Oliveira Rinaldo
Profa.Dra. Simone de Oliveira Rinaldo
Pedagoga

Mestra em Educação Escolar na linha de pesquisa “Formação de professores e práticas pedagógicas” e Pedagoga pela Universidade Estadual Júlio de Mesquita Filho – UNESP, Campus de Araraquara. Psicopedagogia Clínica pelo Hospital das Clínicas da Faculdade de Medicina da Universidade de São Paulo e Psicopedagogia Institucional pelo Instituto Sades Sapientae. Tem experiência na área de Educação, com ênfase em Ensino-Aprendizagem, atuando principalmente nos seguintes temas: ensino colaborativo, práticas pedagógicas, educação infantil, transtorno do espectro autista e inclusão escolar de alunos elegíveis ao serviço da educação especial. Atualmente está como coordenadora na prefeitura Municipal de Bauru.

Depoimento de Prof. Guilherme Santos
Prof. Guilherme Santos
Professor de Física

Professor de Física e Robótica na rede privada de ensino. Apple Distinguished Educator. Parte da Graduação em Física Biológica – UNESP – Universidade Estadual Paulista “Júlio de Mesquita Filho”, campus de São José do Rio Preto, e atualmente Licenciatura em Física – UNESP – campus de Bauru. Como professor de física busca sempre expor os alunos ao caráter filosófico e investigativo da Ciência.

O método ”CIÊNCIA NA CAIXA" atua de forma prática.

Diversas formas

de pagamento

A entrega mais

rápida